• Posto Dal Ri

Rural

RS: Programa Integrado de Pesca e Aquicultura concluiu 245 viveiros de piscicultura

14.08.17

10:55

comentários

O Programa Integrado de Pesca e Aquicultura tem como objetivo apoiar a pesca artesanal e a aquicultura e promover a popularização do consumo de peixe no Rio Grande do Su

Desde o começo de 2016, o governo do Estado entregou um viveiro de piscicultura a cada 2,3 dias. Neste período, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) executou ações do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura e concluiu 245 viveiros, dentro de uma meta de 458 unidades. "Acreditamos que a piscicultura deve ser inserida na propriedade rural como mais uma alternativa de renda aos agricultores familiares”, afirmou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto.

Os projetos dos viveiros são elaborados pelos extensionistas da Emater RS, que também prestam assistência técnica durante a execução do projeto e quanto aos procedimentos básicos para a criação. Os agricultores recebem informações sobre sistemas de cultivo, principais espécies de peixes e seus hábitos alimentares, qualidade da água, alimentação natural e artificial, procedimentos de despesca de viveiros e adequação de instalações.

Desse modo, os viveiros podem servir como unidades de referência tecnológica para os demais agricultores familiares que quiserem aderir ao programa. “Assim, os produtores estarão capacitados para adotar novas tecnologias e desenvolver ainda mais a cadeia produtiva da piscicultura”, completou Minetto.

Modo de ação

O programa é executado em duas frentes. A primeira prevê a implantação de 378 viveiros e consiste na assinatura de termos de cooperação pelos quais a SDR cede maquinário para a prefeitura, que fica responsável pelo fornecimento de combustível, operador e manutenção da máquina.

Na segunda frente, a SDR contratou empresa, por meio de licitação, para a construção de 80 viveiros, com custo estimado em R$ 360 mil, recurso proveniente de dotação orçamentária própria.

A partir de julho, a empresta contratada pela SDR passou a operar com duas escavadeiras hidráulicas. Os municípios que serão beneficiados com os 80 viveiros serão Progresso, Boqueirão do Leão, Candelária, Faxinal do Soturno, Marques de Souza, Progresso, Roca Sales e Rolante, além de Santa Clara do Sul e Cruzeiro do Sul, onde 13 viveiros já foram concluídos.

Os beneficiários são selecionados em reuniões do Conselho Municipal de Agricultura ou Desenvolvimento Rural dos municípios, nas quais são analisadas a disponibilidade de local e se as condições para implantação do viveiro de piscicultura.

O Programa Integrado de Pesca e Aquicultura tem como objetivo apoiar a pesca artesanal e a aquicultura e promover a popularização do consumo de peixe no Rio Grande do Sul, por meio de iniciativas de apoio à comercialização e incremento da produtividade e da produção sustentável de pescado.

FONTE: Nathalie Sulzbach/Ascom SDR

TAGS: RS, programa integrado, pesca e agricultura, pesca artesanal, viveiro de piscicultura, aquicultura

Mais notícias

Parceiros

Agência Faro
Resultados em marketing digita...
http://www.agenciafaro.com.br
Metalúrgica Usimaq...
É uma empresa que está a mais ...
www.metalurgicausimaq.com.br/
Clic Negócios - So...
Venha fazer uma simulação! Pos...
www.clicnegocios.net
Boni imóveis
A Boni Imóveis foi fundada em ...
www.boniimoveis.com.br
Engenho Moraes
Engenho Moraes Agroindustrial
www.engenhomoraes.com.br
Clínica Dr. Schuch...
A Clínica Schuch Diagnóstico P...
http://www.clinicaschuch.com.br/

Fale Conosco

Endereço: Rua dos Loretos, 260 Gonçalves, /

CEP: 96501-160

E-mail: rodeicke@gmail.com

Telefone: (51) 9789-5189

Facebook Youtube