• Posto Dal Ri

Rural

Perdas na safra de arroz chegam a 15%

06.01.16

06:53

comentários

Levantamento do Irga indica produção abaixo das 8,7 milhões de toneladas do cultivo anterior

Levantamento feito pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) indica que, na safra 2015/2016, os produtores gaúchos vão colher 15% menos que os 8,7 milhões de toneladas do ciclo 2014/2015. Considerando-se a estimativa, que tem como base dados coletados em todo o Estado, a produção não passará de 7,4 milhões de toneladas. O excesso de chuva é a principal justificativa para a redução. A plantação se espalhou por 1,064 milhão de hectares, mas 11,9% dessa área, ou 126.4 mil hectares ficaram debaixo d’água, com prejuízos para 1.858 lavouras. Até o momento, o Irga registra perda total em 25,4 mil hectares. A maior parte das lavouras está em estádio vegetativo. “Nesta fase algumas plantas ainda poderão se recuperar”, avalia o agrônomo Athos Gadea, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga.

A Depressão Central foi a região mais prejudicada pelas enchentes, com 14,2 mil hectares de perda total. O levantamento também constatou que 74,1 mil hectares, de 1.145 lavouras, ficaram debaixo da água. A área equivale a pouco mais da metade dos 142,9 mil hectares cultivados com arroz. As demais áreas ainda estão em observação e registram perda que variam de zero a 60%. O município mais atingido foi Cachoeira do Sul, com 5,2 mil hectares de perda total. A segunda região mais prejudicada é a Fronteira Oeste, que semeou 298,7 mil hectares e registra alagamentos em 17,4 mil hectares. A estimativa é que os produtores tiveram perda total em 5,3 mil hectares.

Na avaliação do presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, a quebra na produção poderá ser maior que 15%. “Fatalmente os números serão maiores, pois o arroz que ainda está submerso não foi contabilizado”, comenta. O relatório sobre enchentes no Rio Grande do Sul será entregue nesta quarta-feira ao ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, em reuniões marcadas para Uruguaiana, pela manhã, e Santa Maria, à tarde.

FONTE: Correio do Povo/Foto: Irga

TAGS: Rural, Agricultura, Arroz

Mais notícias

Parceiros

Agência Faro
Resultados em marketing digita...
http://www.agenciafaro.com.br
Atas Vigentes
O site AtasVigentes é onde os ...
www.atasvigentes.com.br
Clic Negócios - So...
Venha fazer uma simulação! Pos...
www.clicnegocios.net
Boni imóveis
A Boni Imóveis foi fundada em ...
www.boniimoveis.com.br
D'Melo Esquadrias
No mercado há 15 anos, atendim...
www.dmeloesquadrias.com.br
Minuano Hotel
Hotel em Porto Alegre
http://www.minuanohotel.com.br

Fale Conosco

Endereço: Rua dos Loretos, 260 Gonçalves, /

CEP: 96501-160

E-mail: rodeicke@gmail.com

Telefone: (51) 9789-5189

Facebook Youtube