• Posto Dal Ri

Geral

Feriado: Previsão de temporais e frente fria no estado

30.05.18

19:56

comentários

A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu alerta na tarde desta quarta-feira (30) para chuvas fortes no estado durante o feriado.

As precipitações chegam como uma frente fria no início desta noite atingindo parte do sul gaúcho com destaque para Oeste e Campanha. “Além da chuva forte tem entrada de uma massa de ar frio” afirma o meteorologista, Fernando Lopes.

Para esta quinta-feira (31), a previsão é de trovoadas, ventos e volumes de água acima dos 50mm no centro do estado, se espalhando para Porto Alegre e Região Norte. Nesses locais, o dia ainda deve ser nublado e com temperaturas amenas. De acordo com o boletim meteorológico, a frente fria aumenta as possibilidades de temporais. “Essa massa de ar frio se forma na Região Polar (Antártica) e vem pela Argentina e Uruguai. Às vezes elas caem mais para o oceano ou evoluem mais para Região Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o meteorologista. 

A chuva deve permanecer na sexta-feira (1º) com maior intensidade, mas desta vez concentrada na metade norte do estado. No sábado (2), uma nova massa polar entra no Rio Grande do Sul o que afasta a chuva do território gaúcho. “Os ventos passam a soprar e o frio vai ganhando força” informa o boletim. Também haverá precipitações em Porto Alegre e Região Metropolitana, mas de maneira mais fraca e espaçada. No domingo (3), o tempo se mantém mais seco e temperaturas abaixo dos 15 graus em todo o Rio Grande do Sul.

Atenção para as condições hidrológicas

A passagem de uma nova frente fria vai trazer chuvas em quase todas as bacias hidrográficas gaúchas entre quinta (31) e sábado (2). Por isso, estão previstos maior acúmulos de água entre esta quarta-feira (30) e quinta (31) nas bacias do sul, na fronteira com o Uruguai e na divisa com Santa Catarina.

Conforme o avanço da frente, o alerta passa para as bacias do norte do estado como Turvo-Santa Rosa- Santo Cristo, Várzea e Passo Fundo. O grande volume de água em pouco tempo eleva o nível dos rios. “Cada bacia tem uma resposta às chuvas. As bacias citadas no alerta têm resposta rápida. Principalmente localizadas.  Em áreas muito urbanizadas esses eventos de temporal podem causar alagamentos”, explica a hidróloga da Sala de Situação, Marcela Nectoux.

FONTE: Léa Aragón/Secom-SEMA

TAGS: Previsão do Tempo, massa de ar frio, chuvas, temporais, RS

Mais notícias

Parceiros

Agência Faro
Resultados em marketing digita...
http://www.agenciafaro.com.br
Studio – Clínica d...
A Academia Studio atua no segm...
www.academiastudio.com.br
Engenho Moraes
Engenho Moraes Agroindustrial
www.engenhomoraes.com.br
Trevisan Alimentos...
Trevisan Alimentos - Industria...
www.trevisanalimentos.com.br
Minuano Hotel
Hotel em Porto Alegre
http://www.minuanohotel.com.br
Atas Vigentes
O site AtasVigentes é onde os ...
www.atasvigentes.com.br

Fale Conosco

Endereço: Rua dos Loretos, 260 Gonçalves, /

CEP: 96501-160

E-mail: rodeicke@gmail.com

Telefone: (51) 9789-5189

Facebook Youtube