• Posto Dal Ri

Economia

OAB entra com ação contra aumento de 30% nas contas de luz

21.12.17

16:28

comentários

Ação deve ser analisada nos próximos dias, em razão do pedido de urgência

A OAB/RS ingressou com uma Ação Civil Pública, em tutela de urgência, no final da manhã desta quinta para suspender o reajuste de cerca de 30% no preço na conta de luz de mais de 1,5 milhão de gaúchos. O aumento aos consumidores da CEEE foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta manhã, após a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Após o encaminhamento da ação para a Justiça Federal, em Tutela de Urgência, o presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, enfatizou que  o reajuste anunciado é abusivo, arbitrário e fora da realidade econômica vivida pelos gaúchos. “Ainda mais quando podemos verificar que os indicadores econômicos apontam uma inflação em queda para o período do ano de 2017, em que pode ser observado que a mostra mediana do IPCA reduziu de 3,45% para o patamar de 3,38%, com projeção, para o ano de 2018, de retração dos esperados 4,20% para 4,18%. Essa decisão aparenta ser clara e cristalina, há a ausência de qualquer razoabilidade no reajuste, o qual, ao que parece, afasta-se dos princípios que regem a prestação de serviços públicos”, destacou.

 

O dirigente também apontou para a necessidade de transparência: “É imprescindível e essencial ao Estado Democrático de Direito propiciar a informação dos consumidores e garantir a possibilidade de controle social sobre a prestação de serviços públicos, cuja atividade jamais poderá se afastar dos ditames da transparência, justiça e modicidade das tarifas”, registrou. “A CEEE decidiu se manifestar e explicar a razão do aumento apenas quando a OAB/RS cobrou esclarecimentos. Essa é uma sinalização clara da falta de diálogo com a sociedade”, completou.

 

A ação está sob análise da 8ª Vara Federal de Porto Alegre e deve ser analisada nos próximos dias, em razão do pedido de urgência.

FONTE: Correio do Povo/Foto: Lucas Pfeuffer / OAB-RS

TAGS: Economia, Luz, CEEE

Mais notícias

Parceiros

Agência Faro
Resultados em marketing digita...
http://www.agenciafaro.com.br
Casa dos Rolamento...
Possuidora de um amplo e organ...
www.jbrolamentos.com.br
Página Campeira
Visa esclarecer dúvidas dos pr...
www.paginacampeira.com.br
Retifica Fogliatto...
A Retificadora Fogliatto é uma...
www.retificadorafogliatto.com.br
Studio – Clínica d...
A Academia Studio atua no segm...
www.academiastudio.com.br
Minuano Hotel
Hotel em Porto Alegre
http://www.minuanohotel.com.br

Fale Conosco

Endereço: Rua dos Loretos, 260 Gonçalves, /

CEP: 96501-160

E-mail: rodeicke@gmail.com

Telefone: (51) 9789-5189

Facebook Youtube